четвртак, октобар 20

O filósofo Ludwig Wittgenstein (que comparece intraduzido em om / e. e. wittgenstein) dedicou toda sua obra à reflexão sobre os limites da linguagem. É famosa a asserção com que ele encerra o seu Tratactus Logico-Philosophicus: “O que não se pode falar, deve-se calar”.
No extremo mais extremo dessa (im)possibilidade, para onde a filosofia ou a fala de todo dia apenas apontam, sem alcançar, emerge a linguagem-coisa de Augusto de Campos.
Entre falar e calar, seus poemas parecem dizer o indizível, por não tentar dizê-lo, mas realizá-lo através da linguagem.
Dessa condição limítrofe surgem as marcas de negação que vêm caracterizando sua poesia há muitos anos — poetamenos, expoemas, despoesia, o afazer de afasia, o vácuo o vazio o branco, o oco, a canção sem voz, poesia sem placebo, semsaída, nãopoemas, não.
Tais sinais de menos adquirem positividade na medida em que os poemas se efetivam; minérios extraídos de recusas a todos os excessos e facilidades.
O que sobra depois de subtrair tanto? Que sumo essência medula “osso/sos”? Augusto não responde, mostra. Como em não, que dá título a este volume, poema feito do dizer o que não é poesia, numa sequência de pequenos quadrados brancos nas páginas negras, que vão pouco a pouco rarefazendo as colunas verticais do texto até o limite vertebral da única linha “oesia”.

Arnaldo Antunes
"Não", by Augusto de Campos, ed. Perspectiva: 24/10/2003

3 коментара:

Mohawk Man је рекао...

The scourge of Blog Spam
Splogs. Google’s Blogger blog-creation tool and BlogSpot hosting service, together the most popular free blogging service on the Web, “fell victim this past weekend to the biggest splog attack yet ...
Thought you would like to know that.

later,

Mohawk Man

Travel in style with private jets

Анониман је рекао...

Wittgenstein.

Aline...

Анониман је рекао...

__D
a______e
l__________s
i______________T
n_________________e
h____________________j
a_______________________e
m_________________________i
e___________________________t
n_____________________________o
t______________________________d
o_______________________________a
_________________________________a
_________________________________t
a________________________________é
a_______________________________p
_______________________________r
______________________________a
e___________________________c
s_________________________o
q_______________________n
u____________________t
e_________________o
r______________r
d__________n
a______a
__r